Um homem foi preso pela Polícia Militar no centro de São Paulo na última quinta-feira (10) por suspeita de participação em um esquema de tráfico internacional de pedras preciosas.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o homem, que já era foragido da Justiça, possui envolvimento em um esquema de lapidação de pedras preciosas provenientes de garimpos da Colômbia. Ele foi abordado durante um patrulhamento na avenida Rio Branco.
Na abordagem, os agentes encontraram quatro pedras preciosas, incluindo uma esmeralda, além de porções de maconha. O foragido levou as equipes até um hotel em que estava hospedado. No local, havia dois celulares e outras 45 esmeraldas, totalizando quase um quilo da joia.
As pedras, avaliadas entre R$ 600 mil e R$ 1 milhão, foram apreendidas e o material foi encaminhado à perícia, junto com os outros itens.
De acordo com a SSP, na abordagem o homem ainda tentou subornar um dos policiais, oferecendo esmeraldas para ser liberado.
Os agentes também descobriram que o suspeito tinha um mandado de prisão contra ele, com passagens criminais por tráfico de drogas, furto, estelionato e associação criminosa.
As investigações apontaram que as joias eram tratadas em São Paulo e revendidas em todo o país. O caso foi encaminhado à Polícia Federal, onde a ocorrência foi registrada.