O furacão Milton ainda possui ventos de 135 km/h e as chuvas persistem na costa Leste do estado da Flórida, nos Estados Unidos, na manhã desta quinta-feira (10).
Os estragos foram grandes na região central do estado, principalmente na cidade de Tampa, e deixaram mais de 3,3 milhões de norte-americanos sem energia no estado, segundo a PowerOutage.us.
Algumas fotos registraram as inundações, postes caídos sobre residências e imóveis, árvores derrubadas e as fortes chuvas, que ainda continuam.
Apesar dos prejuízos significativos, o dano causado pelo furacão “não foi o pior cenário possível”, segundo o governador da Flórida, Ron DeSantis.
“Entenderemos melhor a extensão dos estragos ao longo do dia”, disse o governador. Até o momento, as autoridades identificaram quatro mortos no condado de St. Lucia.
Veja aqui a projeção da trajetória do furação. O centro da tempestade se encontra a cerca de 120 quilômetros ao leste da Flórida.
Risco de inundações segue alto após passagem do furacão Milton
O perigo de inundação em Tampa continuará esta manhã, embora a cidade tenha evitado os piores temores de tempestade, disse a prefeita em um briefing na manhã desta quinta-feira (10).
“Não acabou”, disse a prefeita Jane Castor. “Às 7:00 desta manhã, quando a maré alta chegar, os rios vão inundar todo o Condado de Hillsborough, não apenas na cidade de Tampa.”
Castor disse que fará um sobrevoo pela cidade ao amanhecer para avaliar melhor nos danos, que cortaram a energia da maioria dos clientes da Tampa Energy.
O chefe de polícia de Tampa, Lee Bercaw, disse que os policiais responderam a uma casa durante a noite, onde 15 pessoas ficaram presas por uma árvore caída, incluindo crianças pequenas. Todas elas foram resgatadas.
*Com informações de Salvador Strano, Andy Rose e Allison Chinchar