O gabinete de segurança de Israel se reunirá nesta quinta-feira (10) para votar sobre a resposta do país ao ataque de mísseis balísticos do Irã, disse uma autoridade israelense à CNN.
Mais cedo, o ministro da Defesa israelense Yoav Gallant disse que a resposta de Israel ao Irã seria “poderosa, precisa e, acima de tudo, surpreendente”.
Seus comentários foram feitos enquanto a Casa Branca disse que o presidente dos EUA, Joe Biden, teve uma ligação telefônica “direta” de 30 minutos com seu colega israelense Benjamin Netanyahu — a primeira conversa em quase dois meses, um sinal de quão tensa a relação entre eles se tornou e quão distantes os dois líderes estão em seus objetivos para a região.
A Casa Branca caracterizou a conversa como uma extensão das discussões entre autoridades dos EUA e de Israel sobre a resposta de Israel ao Irã. Mas não forneceu mais detalhes sobre a retaliação planejada de Israel, que Biden disse que deveria ser “proporcional”.
O Irã atacou Israel na semana passada com quase 200 mísseis. O sistema aéreo de defesa de Israel conseguiu deter a maior parte dos ataques.