A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira (9) dois mandados de busca e apreensão relacionados à morte da brasileira Márcia Cristina Dutra, 36 anos. A mineira de Caratinga morreu na fronteira dos Estados Unidos, após atravessar ilegalmente do México em julho do ano passado.
Os mandados são cumpridos nos municípios mineiros de Governador Valadares e Piedade de Caratinga.
Segundo a PF, o objetivo é elucidar o envolvimento de integrantes de um grupo com a migração ilegal.
As investigações apontam que a brasileira se sentiu mal antes de chegar nas proximidades da fronteira norte-americana e foi desencorajada a procurar atendimento médico pelas pessoas envolvidas em sua migração ilegal, vindo a morrer assim que chegou aos Estados Unidos.
Segundo o Consulado do Brasil nos Estados Unidos, a mulher parou no meio do caminho, sentou-se e desmaiou, não acordando mais, já na Califórnia. O corpo dela foi encontrado por socorristas.
As buscas realizadas nesta quarta são para identificar os integrantes do grupo que promoveu a migração ilegal e verificar se existem evidências de que houve omissão de socorro na morte dela, o que pode ensejar em indiciamento dos envolvidos por homicídio, segundo a PF.
PF investiga morte de brasileira na fronteira com EUA e busca ‘coiotes’ suspeitos
A Polícia Federal emitiu também um alerta para os riscos que envolvem a migração ilegal, especialmente a rota terrestre entre México e EUA, considerada a mais perigosa do mundo por organizações internacionais.