Uma megaoperação acontece, na manhã desta quarta-feira (9), contra uma quadrilha especializada em fraudes bancárias em São Paulo, Santa Catarina e Goiás.
A ação realizada em conjunto entre a Polícia Civil e Militar de São Paulo e o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (Cybergaeco), do Ministério Público, tem o objetivo de cumprir 57 mandados de busca e apreensão e seis de prisão nos três estados brasileiros.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), as investigações apontam que o grupo causou prejuízo aproximado de R$ 3,5 milhões a uma instituição financeira.
As investigações também apontam que a quadrilha se aproveitava de uma fragilidade no sistema de controle de garantias de um banco para realizar transações falsas, utilizando contas em nome de pessoas que não eram as verdadeiras beneficiárias dos recursos depositados nelas.
A pasta afirma que o grupo utilizava dispositivos de cobrança vinculados a estabelecimentos comerciais falsos para simular transações legítimas e enganar as vítimas.
Cerca de 280 agentes públicos participam da operação, que segue em andamento.
*Sob supervisão de Bruno Laforé