O estado de São Paulo já registrou 434 focos de incêndio em outubro deste ano. O número foi contabilizado até a última segunda-feira (7), e representa um aumento de 648,3% em relação a todo o mês de outubro de 2023.
Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que detecta os focos de incêndio em todo o país por meio de satélites.
Somente no primeiro dia do mês foram registrados 206 focos de incêndio no estado paulista. Na segunda-feira (7), foram 29. Nos primeiros sete dias do mês no ano anterior, foram registrados somente três focos.
O recorde histórico para o mês de outubro ocorreu em 2020, com 995 focos de incêndio. De acordo com a Defesa Civil do Estado, no momento, seis municípios ainda têm incêndios em andamento.
Focos de incêndio ainda estão ativos em Luís Antônio, Guatapara, Santa Cruz da Esperança e Santo Antônio da Alegria, na região de Ribeirão Preto; em Águas da Prata, na região de Campinas; e em Ribeirão Corrente, na região de Franca.
Além disso, em setembro São Paulo atingiu o maior número de incêndios de toda a série histórica monitorada pelo Inpe.
Até a última atualização da plataforma, o estado soma 8.366 focos de incêndio em 2024, sendo agosto o mês mais crítico, com 3.612 registros.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo