Na noite de sexta-feira (4), o céu do Rio Grande do Sul presenciou uma “situação raríssima e totalmente atípica”, de acordo com Fabricio Colvero, idealizador do projeto Bate-Papo Astronômico, observatório localizado em Santa Maria, no interior do estado. Na ocasião, foram registrados dois bólidos, que podem ser definidos como meteoros excepcionalmente brilhantes. Veja:
Fabricio explica que ambos podem ser chamados de “Fireball”, que é o nome utilizado para quando os meteoros tem magnitude (ou seja, brilho) maior do que o brilho aproximado do planeta Vênus. “Estes tiveram um brilho centenas de vezes superior ao brilho aparente de Vênus”, afirma.
O primeiro bólido foi visto às 20h49, seguido por outro às 21h01. A ocorrência de dois bólidos de grande magnitude como estes, em uma mesma noite, já é considerada muito rara, mas de acordo com Fabricio, os eventos terem acontecido em um intervalo de 12 minutos torna a situação ainda mais singular.
Além de observatórios como o Bate-Papo Astronômico, câmeras de segurança em várias cidades do estado também registraram os fenômenos.
Agora, especialistas já iniciaram a análise das imagens capturadas para determinar as características destes meteoros.