O furacão Milton se fortaleceu para categoria 5, tendo agora ventos de 257 km/h. A tempestade está no meio de um “surto excepcional” de rápida intensificação. Ela se fortaleceu 152 km/h nas últimas 24 horas.
Atualmente o furacão está no Golfo do México. A previsão é que Milton chegue à costa do Golfo da Flórida nesta quarta-feira (9).
Ele deve crescer em tamanho, o que significa que, embora possa ser rebaixado em categoria, seus impactos serão sentidos em uma área muito maior.
A tormenta se junta ao furacão Beryl como o segundo de categoria 5 da temporada. Beryl atingiu o pico como o primeiro furacão de categoria 5 enquanto estava no Mar do Caribe, no início de julho.
Ainda assim, furacões de categoria 5 ainda são excepcionalmente raros. Apenas 40 furacões ficaram tão poderosos no Atlântico, de acordo com dados da NOAA, a agência meteorológica dos Estados Unidos.
Antes desta temporada, apenas dois furacões de categoria 5 percorreram a bacia na década de 2020: Ian, em 2022, e Lee, em 2023.
Intensificação quase sem precedentes
O furacão Milton é a terceira tempestade com intensificação mais rápida já registrada no Atlântico, de acordo com mais de 40 anos de dados do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
A tempestade quase triplicou o critério de intensificação rápida, que é o aumento de 56 km/h na velocidade do vento em 24 horas ou menos.
Apenas dois furacões se fortaleceram mais do que Milton em um período de 24 horas: Wilma, de 2005, e Felix, de 2007.