Um policial penal foi preso, na manhã desta terça-feira (1), após ser condenado a cinco anos de reclusão por crime de tortura cometido no ano de 2019. A prisão foi realizada em Mossoró, cidade a cerca de 280 quilômetro da capital Natal (RN).
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (SEAP-RN), a prisão aconteceu por volta das 6h30 da manhã, na casa do servidor, identificado como Francisco Giovanni de Souza Gonçalves, de 38 anos.
Em nota, a secretaria afirmou que Francisco encontra-se custodiado no Sistema Penitenciário Estadual e segue a determinação judicial.
A SEAP-RN ressalta que o crime, ocorrido em 2019, aconteceu na Penitenciária Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio. Na primeira instância do processo, o servidor foi absolvido. No entanto, o Ministério Público do estado recorreu à decisão e, em segunda instância, Francisco foi condenado e cumprirá a pena em regime fechado.
Diante da condenação, o servidor foi transferido para a Cadeia Pública de Ceará Mirim, localizada a cerca de 370 quilômetros da unidade prisional do estado onde, geralmente, os policiais ficam recolhidos.
*Sob supervisão de Bruno Laforé