Um meteoro brilhante passou pelas cidades de Carnaubal e Sobral, no Ceará, no último sábado (21). O fenômeno aconteceu por volta das 18h30, tendo sido registrado por equipamentos especiais do projeto brasileiro de pesquisa de meteoros Exoss.
Segundo Marcelo De Cicco, astrônomo e coordenador do projeto, o objeto é, provavelmente, um pedaço muito pequeno de asteroide ou de um cometa, com velocidade de aproximadamente 57 mil km/h.
Veja, abaixo, um vídeo que registrou o momento em que o meteoro entrou na atmosfera, gravado por Gustavo Silva, no Colégio Estadual Agostinho Neres da Portela, em Sobral (CE).
Veja o vídeo:
O fenômeno é chamado de bólido, um tipo de meteoro muito brilhante, como uma estrela-cadente gigante. Ele acontece quando uma parte de rocha espacial entra na atmosfera da Terra e se incendeia devido ao atrito com o ar.
“Os bólidos são restos de passagens antigas de cometas ou detritos de uma ruptura de pequenos asteroides e acabam se tornando famílias, porque eles vão orbitando em torno do sol e por vezes a terra atravessa essa nuvem de detritos, quando esse pedacinho ele é maior e brilha mais do que o planeta Vênus a gente chama de bólido”, afirma Marcelo De Cicco.
Pesquisas feitas pela equipe de Marcelo, revelam que o objeto estava orbitando o Sol em uma região entre a Terra e Marte.
Devido à órbita, ele pode ser classificado como um asteroide classe Apolo, ou seja, um objeto que cruza a Terra.
O ocorrido se deu por meio da força da gravidade da Terra que atraiu o meteoro, fazendo com que ele entrasse na atmosfera da Terra.