A Polícia Civil de Pernambuco desarticulou, nesta quinta-feira (19), um grupo especializado no roubo e revenda de fios de cobre que movimentou cerca de R$14 milhões nos últimos seis anos.
A operação, batizada de “Soplón”, cumpriu oito mandados de prisão e nove de busca e apreensão nas cidades de Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Porto de Galinhas, começaram em abril deste ano, após a prisão de cinco suspeitos, durante um roubo a um condomínio em construção na praia de Muro Alto, em Ipojuca.
Na ação, os criminosos armados renderam os vigilantes, roubaram fios de cobre e fugiram em um caminhão. O prejuízo ao empreendimento foi estimado em R$ 70 mil.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo atuava de forma organizada e tinha logística própria para transportar e revender o material roubado, lucrando milhões de reais ao longo dos anos.
Segundo a polícia, todos os mandados foram cumpridos e os presos foram encaminhados para a sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), em Afogados, na zona oeste do Recife.
As investigações continuam para identificar possíveis receptadores e outros envolvidos no esquema.