A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, adiou para a próxima semana o anúncio dos cargos que o representante de cada país da UE ocupará na sua equipe, informou o Parlamento Europeu nesta terça-feira (10).
Esperava-se que Von der Leyen, uma conservadora alemã, anunciasse na quarta-feira (11) as pastas dos outros 26 membros da sua nova Comissão – confirmando quais os países nomeados que conquistarão cargos poderosos, liderando a regulamentação da União Europeia sobre comércio, concorrência e agenda verde.
O Parlamento afirmou que uma mudança tardia no candidato da Eslovénia atrasou o processo.
“A Comissão pediu ao Parlamento Europeu que adiasse a apresentação da atual von der Leyen sobre a composição do futuro Colegiado até que a lista de nomeados esteja completa”, afirmou o Parlamento num comunicado.
A Conferência dos Presidentes do Parlamento Europeu, ou COP, é composta pelos líderes das diferentes facções políticas da assembleia.
Uma reunião com importantes legisladores da UE para confirmar os novos cargos acontecerá na próxima terça-feira, dizia o comunicado.
O governo da Eslovênia propôs na segunda-feira Marta Kos como sua candidata, depois que o escolhido inicial do país, Tomaz Vesel, retirou sua candidatura na semana passada.
Os países tinham um prazo até final de agosto para nomear os seus nomeados, mas alguns fizeram alterações tardias, à medida que von der Leyen procurava adicionar mais mulheres à lista. A maioria dos governos ignorou o pedido de von der Leyen para enviar um candidato masculino e um feminino para o cargo.