Parte da estratégia de campanha da candidata democrata à Presidência nos Estados Unidos, Kamala Harris, é usar o debate presidencial da ABC News de terça-feira (10) como uma oportunidade para apresentar a vice-presidente aos eleitores indecisos, ao mesmo tempo em que procura expor o ex-presidente e candidato republicano, Donald Trump, e “sua verdadeira face”, segundo uma fonte à CNN.
Embora a campanha tenha ressaltado o recente impulso da vice-presidente nas pesquisas, assessores e aliados de Kamala veem o debate de terça à noite como uma chance de ampliar seu alcance.
“Ela definitivamente está ciente de que ainda existem eleitores que estão abertos a ela como candidata – de como ela governará e quem ela é”, disse um aliado próximo de Kamala à CNN, acrescentando que a vice-presidente está tentando alcançar os “eleitores curiosos sobre Kamala”.
Fontes próximas da campanha afirmam que a vice-presidente está consciente das estratégias que Trump provavelmente utilizará e que a sua equipe está preparando-a para permanecer focada nas questões políticas e nos eleitores indecisos.
“Ela está muito ciente de quem ele é e do que vai trazer”, comentou uma das fontes. “Ela tem um plano. Ela tem uma visão. Ela vai apresentar isso”.
Tal preparação não é totalmente diferente da estratégia que Kamala tinha planejado anteriormente – lembrar os eleitores da imprevisibilidade de Trump e dos ataques às liberdades pessoais.
Antes de Kamala se tornar a candidata presidencial do partido, ela estava sendo preparada pela sua equipe contra o vice-presidente de Trump, JD Vance, o que afetou os preparativos para esta terça.
“Ela está se preparando para isso há muito tempo”, afirmou uma fonte à CNN. “Vance estava em segundo plano. O foco sempre foi Trump”.
Eleições nos EUA: O que é voto facultativo e por que ele é adotado