A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou nesta quarta-feira (4) a terceira fase da operação “Integration”, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro proveniente de jogos ilegais. A ação resultou na prisão da advogada e influenciadora Deolane Bezerra, além de outros alvos.
Segundo as autoridades, a investigação teve início em dezembro de 2022, após a apreensão de aproximadamente R$ 180 mil. Desde então, a operação vem ampliando o leque de informações e dados coletados, culminando na ação de hoje.
Esquema de lavagem de dinheiro
O delegado responsável pela operação explicou que o esquema de lavagem de dinheiro é dividido em três fases: colocação, ocultação e integração do dinheiro ao patrimônio dos envolvidos. A atual fase da operação, denominada “Integration”, visa combater justamente esta última etapa.
“A gente investiga uma organização criminosa que tem origem através de atuação no campo de jogos ilegais e basicamente a organização criminosa tem a função e o grande volume de dinheiro que gera da atividade primária, a necessidade de atuação no campo de lavagem de capitais para poder ter o patrimônio regularizado”, afirmou o delegado durante coletiva de imprensa.
A operação cumpriu 19 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão em diversos estados, incluindo São Paulo e Minas Gerais. Entre os itens apreendidos, destacam-se aeronaves, carros de luxo e um helicóptero.
Impacto nas empresas investigadas
As autoridades informaram que houve uma forte restrição patrimonial das empresas envolvidas, o que pode impactar na funcionalidade das mesmas nos próximos dias. A polícia ainda não divulgou a quantidade exata de mandados cumpridos, mas confirmou que pelo menos um alvo está foragido.
A Polícia Civil fez um alerta à população sobre o uso de plataformas de apostas, mesmo as legalizadas. “A população precisa ter uma consciência na utilização. Apesar de ser uma empresa legalizada, é um jogo também. O jogo tem o vício. Isso está levando algumas famílias terem certa dificuldade financeira”, ressaltou o delegado.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.