Donald Trump, candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, fez um comentário sarcástico sobre a apreensão do avião do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, pelos EUA.
“Tudo bem, agora ele pode sair e comprar um muito maior e melhor com todo o dinheiro que pagamos à Venezuela por petróleo que não precisamos”, disse Trump em uma publicação na Truth Social.
Ele culpou a atual administração federal dos EUA por suspender as sanções ao petróleo que seu governo impôs à empresa estatal de petróleo da Venezuela, também chamando os atuais líderes americanos de “estúpidos”.
Aumento da tensão entre os países
A CNN noticiou em primeira mão que os Estados Unidos apreenderam o avião de Maduro após determinar que sua aquisição violava sanções e envolvia outras atividades criminosas.
Isso marca uma escalada no relacionamento já tenso entre os países e ressalta a investigação em andamento sobre o que os EUA veem como práticas corruptas dentro do governo de Maduro.
A aeronave foi confiscada na República Dominicana.
No início deste ano, os EUA reimpuseram sanções ao setor de petróleo e gás da Venezuela após o governo Maduro não permitir que “uma eleição inclusiva e competitiva” ocorresse.
A situação na Venezuela teve implicações na política dos Estados Unidos, já que milhões de pessoas fogem do país sul-americano, muitas das quais escolheram migrar para a fronteira EUA-México.