Os Estados Unidos apreenderam na segunda-feira (2) o avião utilizado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, depois de considerarem que a sua aquisição violava as sanções americanas, entre outras questões criminais, segundo dois funcionários dos EUA.
Este é o último episódio de uma relação fria e de longa data entre Washington e Caracas, e parte das investigações em andamento do governo dos EUA sobre as práticas corruptas do governo venezuelano.
“Isso envia uma mensagem ao topo”, disse um dos funcionários à CNN. “A apreensão do avião de um chefe de Estado estrangeiro é um marco em matéria penal. Estamos enviando uma mensagem clara de que ninguém está acima da lei, ninguém está fora do alcance das sanções americanas”.
O avião foi confiscado na República Dominicana, onde estava há meses, e pousou na Flórida. O avião foi descrito por autoridades americanas como o equivalente venezuelano do Air Force One, do presidente dos EUA, e foi fotografado durante as visitas de Estado anteriores de Maduro a várias partes do mundo.
A aeronave é um Dassault Falcon 900EX com valor estimado em US$ 13 milhões e tem capacidade para 16 pessoas. Sua velocidade de cruzeiro é de 892 km/h e pode voar até 8.334 quilômetros. Para referência, o avião presidencial dos EUA tem capacidade para 102 pessoas e autonomia para voar até 12.600 quilômetros.
Veja especificações da aeronave
- Número da aeronave: T7-ESPRT
- Fabricante: Dassault Falcon
- Modelo: Dassault Falcon 900EX
- Custo aproximado: US$ 13 milhões
- Velocidade de cruzeiro: 892 km/h
- Teto de voo: 15.544 m
- Alcance máximo: 8.334 km
- Capacidade máxima: 16 passageiros
- Envergadura: 19,3
- Comprimento: 20,2 m
- Altura: 7,5 m
Eleição na Venezuela teve urna eletrônica e voto impresso; entenda