Um ônibus colidiu com uma multidão de estudantes e pais em frente a uma escola no leste da China na manhã desta terça-feira (3), matando 11 pessoas e ferindo outras 13, segundo a polícia e a mídia estatal.
Os estudantes esperavam para entrar no portão de uma escola secundária na cidade de Tai’an, na província de Shandong, quando o ônibus bateu neles, informou a agência de notícias estatal Xinhua.
O ônibus, especialmente adaptado para o transporte de estudantes, “perdeu o controle” ao entrar em um cruzamento, informou em comunicado o departamento de segurança pública do condado de Dongping.
Cinco estudantes e seis pais foram mortos, disse. Um dos feridos estava em estado crítico, enquanto os outros estavam estáveis, segundo a polícia.
O motorista do ônibus foi colocado sob custódia policial e a causa do acidente está sendo investigada, disse o comunicado.
A China tem enfrentado uma série de atropelamentos e ataques de facadas contra crianças em idade escolar nos últimos anos, bem como acidentes rodoviários mortais envolvendo ônibus escolares.
Em março, um carro atingiu um grupo de estudantes em Dezhou, outra cidade de Shandong, matando duas pessoas e deixando outras seis gravemente feridas, informou a mídia estatal na época.
No final do mês, um ônibus que transportava estudantes colidiu com um caminhão basculante na cidade de Nantong, na província oriental de Jiangsu, matando uma pessoa e ferindo outras oito.
No ano passado, seis pessoas morreram e uma ficou ferida num esfaqueamento fora de um jardim de infância na província de Guangdong, no sul do país. E em 2022, o esfaqueamento, também num jardim de infância, matou três pessoas e feriu seis na província oriental de Jiangxi.