O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enfatizou que Israel deve controlar o corredor Filadélfia, que liga Gaza ao Egito.
“Não vamos nos retirar do Corredor Filadélfia“, disse Netanyahu nesta segunda-feira (2) em uma entrevista coletiva, acrescentando que seu controle é crucial para trazer de volta os reféns e eliminar a ameaça do Hamas.
“O eixo do mal precisa do Corredor Filadélfia. Precisamos tê-lo sob nosso controle”, afirmou.
O primeiro-ministro pediu unidade, mas reconheceu divisões dentro de seu gabinete, dizendo que os ministros acreditam que as forças israelenses devem se retirar do corredor.
“É por isso que tive que levar isso ao gabinete formalmente para ter certeza de que há coisas nas quais não vamos nos comprometer”, disse Netanyahu.
Ele acrescentou que ficou chocado ao ouvir os sentimentos desses ministros após a decisão do gabinete de permanecer no corredor ter sido adotada, levantando preocupações sobre que tipo de mensagem isso enviaria ao Hamas.
O corredor é uma faixa de terra de 14 quilômetros ao longo da fronteira de Gaza com o Egito que o exército israelense controla atualmente.
A presença de tropas israelenses ao longo da região tem sido um grande ponto de discórdia nas negociações de cessar-fogo e reféns com o Hamas.
Israel exigiu o controle da zona de fronteira na primeira fase de um acordo, enquanto o Hamas disse que as tropas israelenses devem se retirar do local.