Foram registrados 3.435 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre 1º de janeiro e 31 de agosto, no Amazonas. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do estado, vinculada a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
Desses 3.435 casos notificados de SRAG, 1.490 foram por vírus respiratórios. O número representa queda de 4% em relação ao mesmo período de 2023, quando 1.548 foram notificados.
Os meses de janeiro e abril apresentaram as maiores altas de 2024 em comparação a 2023, com aumento de 109 e 148%, respectivamente, no percentual de SRAG. Em fevereiro e agosto representaram as maiores quedas, com 78 e 38% de queda nas notificações.
Até 31 de agosto, 44 óbitos por vírus respiratórios foram registrados este ano no Amazonas.
Para prevenir a SRAG, a recomendação é a adoção de medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras de proteção respiratória, manter as mãos higienizadas, etiqueta respiratória e a vacinação contra covid-19 e influenza.
Vacinação em Manaus
A capital amazonense iniciou nesta segunda-feira (2) a campanha de vacinação contra a influenza (gripe). Os imunizantes serão administrados em 161 salas de vacinação geridas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Veja os locais e horários disponíveis para vacinação.
É necessário apresentar um documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de inclusão no grupo prioritário, para receber a vacina. Saiba quais são:
- Crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias
- Gestantes
- Puérperas
- Povos indígenas
- Idosos a partir de 60 anos
- Grupos prioritários recomendados pelo Ministério da Saúde