A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em conjunto com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) deflagrou nesta quinta-feira (29) uma operação que resultou na prisão de três pessoas acusadas de aplicar o “golpe dos nudes” e extorquir as vítimas.
Segundo as investigações policiais, o trio criava perfis falsos em redes sociais para atrair as vítimas. Eles estabeleciam conversas com o objetivo de ganhar a confiança das pessoas e, em seguida, pediam o envio de fotos íntimas.
Após conseguir as fotos das vítimas, um dos criminosos se passava por um falso policial para entrar em contato com a vítima. O criminoso alegava que a vítima havia se envolvido com um menor de idade para exigir pagamento e evitar a divulgação das imagens.
“Inclusive, havia um indivíduo que se passava por delegado de polícia para extorquir as vítimas que residem no Distrito Federal”, afirma o delegado da PCDF Allan Ricardo.
De acordo com as investigações, os criminosos atuavam em diversas regiões do país. O grupo causou prejuízos financeiros e emocionais a inúmeras vítimas.
As prisões ocorreram nas cidades de Gravataí e Porto Alegre, onde foram detidos um homem de 31 anos, uma mulher de 34 anos e um segundo homem de 40 anos. Os dois últimos foram localizados e presos na capital gaúcha.
“A prisão dos envolvidos representa um importante passo no combate a esse tipo de crime, que tem se proliferado nas redes sociais”, complementa a nota da polícia.
A Polícia Civil também alerta a população para os riscos de compartilhar fotos íntimas com desconhecidos e reforça a importância de denunciar qualquer tipo de extorsão.