Um pátio operacional utilizado pelo crime organizado foi encontrado, na tarde desta segunda-feira (26), em um estacionamento, na avenida Mandaqui, no bairro do Limão, Zona Norte de São Paulo. Dois responsáveis pelo local foram presos.
De acordo com os policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), a quadrilha utilizava a estrutura para manter SUVs roubados, armas e equipamentos de sinalização semelhantes aos utilizados em viaturas.
A descoberta do esquema aconteceu durante apurações dos policiais da 1ª Delegacia Divecar (Investigações sobre Roubo e Furto de Veículos) e o objetivo inicial era obter informações sobre a localização de um SUV modelo Trailblazer.
Segundo as investigações, o veículo apresentava queixa de furto em 25 de setembro e, então, a equipe identificou o estacionamento como possível local para encontrar o automóvel.
Em nota, o Deic afirmou que dois homens foram presos por receptação e adulteração de sinal identificador de veículos. As apurações procuram identificar os integrantes do esquema e as atividades criminosas desenvolvidas utilizando os SUVs.
Investigação
Durante as buscas, os policiais indagaram aos dois funcionários sobre a permanência do SUV no estacionamento e a dupla negou existir um veículo com a numeração das placas fornecidas, afirmou o Deic, em nota.
As equipes afirmaram que o Trailblazer foi localizado com outra identificação de placa e os funcionários alegaram que a vaga era alugada para um homem que estava com cadastro incompleto.
Por isso, os funcionários apresentaram outro veículo que também estava em local e seria do mesmo locatário. O veículo tinha queixa de roubo no Ipiranga, na Zona Sul, desde fevereiro de 2021.
Ao vistoriar o interior da Trailblazer, as equipes localizaram adesivos com o logo da Polícia Civil, sirenes e outros acessórios típicos de viaturas da instituição.
Além disso, foi encontrada uma arma tipo pistola e um simulacro de arma de fogo. Outro veículo, uma Mitsubishi Outlander, foi localizada e o veículo apresentava queixa de furto em novembro de 2023.
Dentro estavam armazenados três fuzis, seis carregadores com munições, dois rádios, munições diversas, roupas e dois pares de placas.
*Sob supervisão