A mineradora Atlantic Nickel, produtora de níquel sulfetado no sul da Bahia, conquistou, mais uma vez, o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol por seus baixos índices de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na Mina Santa Rita. Esta é a quarta vez consecutiva que a empresa é reconhecida pelo programa de forma completa e auditada, o que atesta a qualidade das operações segundo os padrões internacionais.
A Atlantic Nickel é pioneira na obtenção do Selo Ouro na mineração baiana e, em 2024, deu início ao seu plano de descarbonização, que visa mitigar as emissões produzidas. Segundo o coordenador de Meio Ambiente da empresa, Edson Moraes de Oliveira, o inventário de gases de efeito estufa evidencia o compromisso da Atlantic Nickel com uma comunicação transparente e objetiva sobre os principais indicadores ambientais. “Além disso, demonstra o empenho em adotar as melhores tecnologias para mapear os processos, facilitando a tomada de decisões em prol de um ambiente equilibrado e sustentável”, ressaltou.
Esse reconhecimento representa o nível mais elevado de qualificação e transparência no inventário, reafirmando o compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental para um crescimento sustentável, seguro, além de evidenciar a diligência da Atlantic Nickel em seguir normas e implementar novas iniciativas ambientais.
O que é o programa GHG
O GHG Protocol é um método internacional utilizado para medir e gerir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) nas organizações. É o maior programa global nesse sentido. Em 2008, a ferramenta foi adaptada para o nosso país através do Programa Brasileiro GHG Protocol, mantendo a equivalência global. Ele é dividido em escopos, que analisam emissões de gases de forma direta e indireta, desde a emissão oriunda de veículos até a eletricidade e transporte de produtos, por exemplo.
Ao utilizar o método, as empresas são estimuladas a adotar uma cultura corporativa de inventários de emissões de GEE. Assim, podem identificar suas principais fontes de emissões e trabalhar para reduzi-las, como vem sendo feito na Atlantic Nickel, contribuindo para um futuro mais sustentável.