O Instituto Butantan suspendeu o desenvolvimento da vacina Butanvac, contra a Covid-19, após o imunizante não atingir os resultados esperados na fase 2 dos estudos. Cerca de 400 voluntários participaram desta etapa.
Segundo o Instituto Butantan, após 28 dias da aplicação, a vacina dobrou a quantidade de anticorpos contra o vírus. Nos estudos, era esperado que o imunizante induzisse uma resposta contra a doença quatro vezes maior do que o conquistado.
Com relação a descontinuidade da vacina, o Butantan informou que a interrupção foi em acordo com a Anvisa, uma vez que, anteriormente, os órgãos haviam conciliado que caso a Butanvac não atingisse o desempenho das vacinas disponíveis para a população pelo SUS, o desenvolvimento não deveria ter sequência.
O diretor do Instituto, Esper Kallás, informou em nota que o “ensaio clínico cumpriu seu papel”, e relatou que no caso da fase 2 do desenvolvimento do imunizante, “o desfecho não demonstrou a imunogenicidade esperada”, gerando a interrupção dos estudos.