A Rússia disse na quarta-feira (21) que garantiu o controle de outro assentamento ucraniano em Donetsk, enquanto a Ucrânia disse no mesmo dia que repeliu com sucesso múltiplas ofensivas russas nas linhas de frente, de acordo com os últimos relatórios sobre os combates.
O Ministério da Defesa russo informou que o exército russo obteve o controle de um assentamento na região de Donetsk. No último dia, as forças armadas russas atacaram tropas, tanques e outros equipamentos ucranianos nas suas respectivas frentes. O lado russo mobilizou forças de aviação tática, mísseis e artilharia contra forças e equipamentos do exército ucraniano em 131 regiões.
O Ministério da Defesa também disse que as unidades do Grupo de Batalha Norte, apoiadas pela aviação do exército e fogo de artilharia, frustraram tentativas de grupos de assalto inimigos de atacar os assentamentos na região russa de Kursk. As forças russas continuaram a realizar operações de reconhecimento e busca contra grupos ucranianos que tentavam penetrar nas áreas florestais do território russo.
Além disso, um helicóptero Mi-35M atacou um grupo de equipamentos militares ucranianos na área fronteiriça da região de Kursk.
Enquanto isso, o Estado-Maior General das Forças Armadas Ucranianas relatou 54 batalhas nas 24 horas anteriores. Os combates mais intensos ocorreram na direção de Pokrovsk, onde o exército ucraniano repeliu com sucesso 11 ataques russos. Na região de Kharkiv, ocorreram quatro batalhas. Além disso, a fronteira de Sumy continua sob ataque da artilharia russa.
O comandante da Força Aérea Ucraniana, Mykola Oleshchuk, disse na quarta-feira (21) que o exército ucraniano usou armas de precisão para atacar posições e equipamentos russos no Oblast de Kursk.
As Forças Armadas Ucranianas disseram em um vídeo no mesmo dia que usaram sistemas de foguetes Himars fornecidos pelos EUA para atacar pontes da Rússia.
Oleksandr Syrskyi, comandante-chefe da Ucrânia, disse na terça-feira que o exército ucraniano avançou 28 a 35 quilômetros na região de Kursk. Mas ele também observou que as forças russas estão realizando defesas móveis e a enviando tropas de outras direções, numa tentativa de travar o avanço das tropas ucranianas no território russo.
Veja o que sabemos sobre a incursão da Ucrânia em território russo