Oprah Winfrey, uma das mulheres mais poderosas do mundo, discursou na terceira noite da Convenção Nacional do Partido Democrata nesta quarta-feira (21).
A ex-apresentadora apoiou a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, nos seus comentários.
“Em breve, muito em breve, ensinaremos nossas filhas e filhos sobre como essa criança de uma mãe indiana e um pai jamaicano, dois imigrantes idealistas e enérgicos, cresceu e se tornou a 47º presidente dos Estados Unidos”.
Winfrey pediu aos eleitores que votassem em Kamala Harris para a Casa Branca, enquadrando a eleição de novembro como uma luta pela liberdade.
“Há pessoas que querem que você veja nosso país como uma nação de nós contra eles, pessoas que querem assustá-lo, que querem governá-lo, pessoas que querem que você acredite que livros são perigosos e rifles de assalto são seguros. Que há uma maneira certa de adorar e uma maneira errada de amar. Pessoas que buscam primeiro dividir e depois conquistar. Mas aqui está a questão — quando estamos juntos, é impossível nos conquistar”, disse.
“A liberdade não é gratuita. A América é um projeto contínuo. Requer comprometimento. Requer estar aberto ao trabalho duro e ao trabalho do coração da democracia”, ela acrescentou.
Winfrey fez comentários como de Michelle Obama em incentivo aos democratas para “fazerem alguma coisa”.
Tal como o casal Obama, Oprah mencionou o fato de que estava regressando à cidade que ajudou a impulsioná-la para o ramo de talk shows. The Oprah Winfrey Show foi gravado em Chicago por 25 temporadas.
A ex-apresentadora ainda fez referência à JD Vance, o candidato a vice-presidente republicano, em seus comentários sobre “mulheres dos gatos sem filhos”.
Histórico na política
Oprah disse à plateia, durante discurso na Convenção Democrata que “você está olhando para uma independente registrada”.
“Sempre votei nos meus valores e é isso que é necessário nesta eleição mais do que nunca. Por isso estou apelando a todos vocês, independentes e a todos os indecisos.”, ela acrescentou.
Ela finalizou seus comentários dizendo: “Vamos todos escolher Kamala Harris.”
A ex-apresentadora de televisão declarou apoio aos candidatos democratas em eleições presidenciais recentes.
Em 2020, Oprah apoiou o presidente americano Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris, celebrando Kamala como a primeira mulher e a primeira mulher negra a servir como vice-presidente dos Estados Unidos.
Além disso, ela também endossou Hilary Clinton em 2016 – mas ficou longe da campanha – e Barack Obama em 2008, uma medida que virou manchete no mundo todo.