Os militares ucranianos disseram que suas tropas foram submetidas a dezenas de ataques por forças russas nesta segunda-feira (19) nas regiões de Toretsk e Pokrovsk, no leste da Ucrânia, onde Moscou está avançando e fazendo pressão contra as forças ucranianas.
Em um comunicado, os militares afirmaram que as tropas russas atacaram os defensores ucranianos 21 vezes na área de Toretsk, com alguns dos ataques ainda em andamento.
O comunicado também diz que houve 63 confrontos na área de Pokrovsk, um centro logístico. A frente de Pokrovsk é a área com combates mais intensos no leste da Ucrânia, com um número recorde de confrontos registrados na semana passada.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou hoje que suas forças capturaram a cidade de Zalizne, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, à medida que sua ofensiva contra a cidade vizinha de Toretsk ganhava força.
O presidente Volodymyr Zelensky disse que as forças ucranianas controlavam mais de 1250 km² e 92 vilarejos na região russa de Kursk.
O líder pediu aos aliados da Ucrânia que permitam ataques com armas ocidentais em território russo, dizendo que a falta dessa permissão é o principal motivo pelo qual o país não consegue impedir os avanços das tropas russas na linha de frente no leste.
Veja o que sabemos sobre a incursão da Ucrânia em território russo