A frente fria que avança pela região Sudeste do Brasil deve manter o tempo encoberto e chuvoso em algumas áreas do Vale do Ribeira, em São Paulo, e partes do litoral paulista nesta sexta-feira (9). Nessas áreas, pode haver temporais seguidos por rajadas de vento e descargas atmosféricas.
Com relação às demais localidades de São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais, o céu deve permanecer encoberto e pode haver chuva recorrente em intervalos distintos. No extremo sul do Espírito Santo, o tempo pode abrir, mas há condições para chuva fraca entre a tarde e à noite.
Segundo o Climatempo, em São Paulo, a sensação de calor presente no estado nos últimos dias, deve dar lugar a uma condição mais amena. A circulação de ventos em algumas regiões do estado deve impedir que as temperaturas se elevem. Apesar disso, no noroeste e norte do estado, há previsão de temperaturas relativamente elevadas.
No Sul do país, com exceção das áreas localizadas no sul e litoral sul do Rio Grande do Sul, e do norte e leste do Paraná, o tempo estável deve voltar a predominar nesta sexta-feira. Em toda a região, as temperaturas não devem se elevar significativamente ao longo do dia por conta da atuação da massa de ar polar que atinge a região.
A previsão indica que pode haver chuva volumosa em áreas do norte e litoral do Paraná. Já na porção sul e litoral sul do estado gaúcho, a tendência é que a chuva não ganhe intensidade.
O tempo segue firme e sem condições de chuva nas demais regiões do sul, podendo haver sol entre nuvens nesses locais. Mesmo assim, haverá o predomínio da sensação de frio.
Em algumas áreas da Campanha Gaúcha, pode haver chuva invernal entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira. O evento é favorecido devido aos baixos índices de temperatura e a disponibilidade da umidade presente.
Com o deslocamento das instabilidades, a região Centro-Oeste deve ser favorecida com chuva em algumas áreas como do centro ao norte do Mato Grosso do Sul, além de algumas porções do extremo sudoeste do Mato Grosso. Após o deslocamento do sistema, pode haver sol entre nebulosidades no sul do Mato Grosso do Sul.
Ainda, a circulação de ar frio pode contribuir para que as temperaturas registrem queda significativa em áreas do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. O tempo segue estável e com temperaturas elevadas pelo dia nas regiões mais ao norte do Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal.
A circulação de ventos por conta do deslocamento da frente fria deve contribuir para o enfraquecimento da entrada de ventos marítimos sobre a costa leste da região nordeste do Brasil.
No Ceará, Piauí, Maranhão e em algumas áreas do interior nordestino, não há previsão de chuva e o tempo segue estável. Os termômetros devem registrar temperaturas elevadas nessas áreas, contribuindo para o ar seco.
No Norte, em algumas regiões do Acre e de Rondônia, a temperatura pode apresentar uma queda e pode haver o registro do fenômeno de friagem, por conta da circulação de ar frio após o deslocamento da frente fria.
A previsão aponta para que haja pancadas de chuva sobre o centro e norte do Pará, no oeste, sudoeste, centro e norte do Amazonas, no Acre, no Amapá e em Roraima, devido às instabilidades que seguem atuando sobre o norte e oeste da região Norte. Tais pancadas podem se intensificar com o tempo.
O tempo segue firme, com sol entre poucas nuvens, no sudeste do Amazonas, sul, centro-sul do Pará, Tocantins e Rondônia.
*Sob supervisão