O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quarta-feira (7), em uma entrevista à CBS News, que não tem confiança de que haverá uma transição pacífica de poder se o ex-presidente Donald Trump perder a disputa à Casa Branca em novembro.
Biden apontou para comentários do candidato republicano que ele sugeriu que a única maneira de perder seria se a eleição fosse roubada dele.
“Se Trump vencer, não, não estou nem um pouco confiante”, disse Biden, antes de se corrigir. “Quer dizer, se Trump perder, não estou nem um pouco confiante. Ele fala sério, não o levamos a sério, ele fala sério, todas essas coisas sobre se perdermos, haverá um banho de sangue, terá que ser uma eleição roubada.”
No início deste ano, Trump alertou que se perdesse a eleição de 2024 seria um “banho de sangue” para a indústria automobilística dos EUA e para o país — comentários que Biden e sua campanha rapidamente aproveitaram, alegando que o ex-presidente estava incitando a violência política.
Biden também alertou que Trump estava se preparando para contestar os resultados da eleição novamente em novembro, como fez em 2020, inclusive colocando autoridades eleitorais locais simpáticas à ele.
“Olha o que eles estão tentando fazer agora nos distritos eleitorais locais onde as pessoas contam os votos — eleitos, eles estão colocando pessoas em lugares nos estados onde eles vão contar os votos, certo?” Biden disse.
“Você não pode amar seu país somente quando você vence”, o presidente americano acrescentou.
A entrevista completa de Biden deve ir ao ar na CBS na manhã deste domingo (11).
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original