Uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 020, entre Santo Antônio de Lisboa (PI) e Picos (PI), resultou na maior apreensão de cocaína registrada no Brasil em 2024.
A droga estava escondida na carga de milho de um caminhão, conduzido por dois homens, de 36 e 32 anos. Segundo a PRF, durante a abordagem, os ocupantes demonstraram nervosismo e deram respostas inconsistentes às perguntas dos policiais, levantando suspeitas sobre a carga.
Os agentes, então, fizeram uma inspeção e inicialmente foram encontrados nove comprimidos de nobésio (rebite) na cabine do veículo, além de 42 “trouxinhas” de cocaína em posse do passageiro, que informou que vinha vendendo a droga quando a dupla parava em postos de combustível.
Na inspeção profunda, em meio à carga de milho, foram encontradas diversas caixas com 675 tabletes de substância análoga a cloridrato de cocaína e 100 tabletes de substância análoga a pasta base de cocaína, totalizando os 800 kg após pesagem.
Os dois foram presos em flagrante e levados, junto com toda a droga apreendida, à Delegacia da Polícia Federal de Teresina (PI), no domingo (5), com apoio da Polícia Militar.
A Polícia Federal, agora, investiga se o Piauí virou nova rota do tráfico de cocaína. Segundo fontes da instituição ouvidas pela reportagem, o estado não tem histórico de apreensão da droga, menos ainda em grandes quantidades, como essa. Os presos prestarão depoimento.