Mais de 200 rohingya desembarcaram na província de Aceh, na Indonésia, ao longo do fim de semana, informaram autoridades nesta segunda-feira (6). O registro ocorre em meio a números crescentes de chegadas pelo mar por parte do povo apátrida ao país do sudeste asiático.
Os rohingya, povo predominantemente muçulmano com origens no Mianmar, constituem o maior povo apátrida do mundo, e frequentemente fogem das condições precárias dos campos de refugiados em barcos frágeis rumo a Tailândia ou a países de maioria muçulmana, como a Indonésia e a Malásia. As viagens costumam acontecer entre outubro e abril, quando o mar está mais tranquilo.
Mais de 200 rohingya chegaram à região de Peureulak do Oeste na noite do domingo (5), de acordo com o comandante de inteligência e imigração da cidade de Langsa, Muhammad Haekal. O local fica na regência de Aceh do Leste, na ilha de Sumatra, na parte oeste da Indonésia.
“Ambos os barcos atracaram na praia de Alue Bue, em Peureulak do Oeste. Às 6h desta manhã, os oficiais de imigração vieram para cá monitorar e registrar as chegadas”, informou Haekel.