Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, anunciou nesta segunda-feira (6) que renunciará ao cargo. Ele permanecerá como premiê até que um novo líder seja escolhido.
A popularidade de Trudeau começou a cair há dois anos, em meio à raiva pública sobre os altos preços e a escassez de moradias.
Pesquisas mostram que os liberais perderão por margem ampla para os conservadores em uma eleição que deve ser realizada no final de outubro, independentemente de quem seja o líder.
Saiba quem é o primeiro-ministro do Canadá abaixo.
Justin Trudeau é o primeiro filho do ex-premiê canadense Pierre Elliot Trudeau.
Ele entrou pela primeira vez na cena política em 2008, quando foi eleito para o Parlamento e, depois, como líder do Partido Liberal cinco anos depois.
Em 2015, ele assumiu o cargo de primeiro-ministro após fazer campanha em uma plataforma anticonservadora e ganhar maioria nas eleições, derrotando seu antecessor, Stephen Harper.
Um dos líderes mais jovens do país, Trudeau conquistou popularidade ao promover valores progressistas no cenário global, se autodenominando um antídoto ao ex-presidente Donald Trump. Ele venceu eleições em 2019 e 2021.
Entretanto, sua popularidade despencou após uma série de reveses políticos — incluindo acusações de racismo após o surgimento de fotos antigas dele usando blackface.
Desde então, ele caiu nas pesquisas, inclusive após Donald Trump, presidente eleito dos EUA, ter feito ameaças tarifárias, e depois da renúncia surpresa de sua ex-aliada política e ministra das Finanças, Chrystia Freeland.