Três homens suspeitos de abusar sexualmente de adolescentes sob o pretexto de práticas religiosas foram presos na última semana em Cariacica (ES), na região metropolitana de Vitória. Os suspeitos, dois de 18 e um de 19 anos, praticavam os crimes em uma igreja na cidade.
A delegada Gabriella Zaché, da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), explicou que os abusadores se aproveitavam da posição de liderança dentro da instituição religiosa para coagir as vítimas a participarem de atos sexuais.
“Inicialmente, os autores se apresentavam como jovens envolvidos em atividades religiosas, como cantar e pregar a palavra nas igrejas. Eles ganhavam a confiança dos pais e, posteriormente, criavam grupos de oração, nos quais inicialmente participavam os pais. Quando a confiança estava consolidada, somente os jovens eram convidados a participar desses encontros”, explicou Zaché.
Durante os encontros, os autores utilizavam manipulação psicológica, alegando que estavam “possuídos” por entidades espirituais e que os jovens precisavam realizar certos atos, incluindo abusos sexuais, para libertá-los.
“Além disso, havia ameaças de que, se os jovens não se submetessem a essas ações, algo grave aconteceria aos seus familiares. Esse comportamento criou um ciclo de coação, em que as vítimas, em muitos casos, cediam devido ao medo e à pressão emocional”, explicou.
Há também, segundo a delegada, relatos de ameaças aos pais das vítimas. Até o momento, nove vítimas foram identificadas. A polícia suspeita que os criminosos tenham atacado em outras igrejas.
A prisão dos criminosos foi realizada por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente com o apoio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Vitória.
* Sob supervisão