O atropelamento de uma caminhonete no primeiro dia do ano que matou 15 pessoas e feriu dezenas de outras em Nova Orleans é pior o ataque em solo americano desde o tiroteio em massa de outubro de 2023 em Lewiston, Maine, que matou 18 pessoas.
Shamsud-Din Jabbar, suspeito de atropelar uma multidão em Nova Orleans, era um veterano do Exército que serviu no Afeganistão, relataram autoridades.
Robert Card, atirador no ataque no Maine, era um instrutor de armas de fogo certificado e membro da Reserva do Exército dos EUA, explicaram os policiais do Maine à CNN.
O atropelamento em Nova Orleans também é o ataque mais mortal nos Estados Unidos usando um veículo armado desde que o Banco de Dados de Assassinatos em Massa da Associated Press/USA TODAY/Northeastern University começou a rastrear dados em 2006.
O segundo ataque de colisão de veículo mais mortal foi o do Christmas Day Parade em Waukesha, Wisconsin, em 2021, segundo o banco de dados. Na ocasião seis pessoas morreram depois que um homem bateu uma SUV no desfile.