O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (1º) alertas de perigo para estragos provocados pela chuva nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Os alertas são válidos até a próxima quinta-feira (2).
No Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, os alertas são para a ocorrência de tempestades, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (de 60 a 100 km/h), e queda de granizo.
Os alertas de tempestade atingem quase todo o estado de Santa Catarina, além de grande parte do Paraná e do Rio Grande do Sul. Outro alerta de tempestade abrange parte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás.
Nas regiões Norte e Centro-Oeste, os alertas de chuvas intensas abrangem grande parte dos estados do Amazonas, Rondônia e Cuiabá, além da parte sudoeste do Pará.
Segundo o Inmet, no alerta de perigo para chuvas intensas, há possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60 a 100 km/h).