A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) anunciou, na última quinta-feira (26), que profissionais da rede municipal poderão se vacinar com o imunizante ACWY, que age contra a meningite.
O anúncio da medida foi feito pelo secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, em um vídeo compartilhado nas redes sociais. Segundo ele, a decisão foi tomada para evitar que aproximadamente 11 mil doses sejam perdidas por estarem próximas a data de vencimento.
Quem também recebeu permissão para tomar o imunizante foram os adolescentes entre 11 e 14 anos, os portadores do vírus HIV e os transplantados. A ação será mantida até a durabilidade do estoque.
“É uma vacina muito cara, de muito difícil acesso. Então, o momento de se vacinar é agora! Essa é uma grande oportunidade para conseguirmos mais uma proteção”, declarou Soranz.
A vacina ACWY foi incorporada no calendário de vacinação do Rio em 2020. Ela é aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em crianças a partir dos 2 anos de idade, adolescentes e adultos que possuem riscos de contato com a bactéria.