O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que escolheu Mauricio Claver-Carone como seu enviado especial para a América Latina.
Claver-Carone foi presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mas foi deposto por alegações de um relacionamento romântico antiético.
Ele deixou o cargo em 2022, depois que uma investigação determinou que ele tinha um relacionamento romântico com uma subordinada, informou a Associated Press na época, o que ele nega.
Claver-Carone também foi diretor do Conselho de Segurança Nacional no Hemisfério Ocidental durante o primeiro governo de Trump.
“Nos últimos quatro anos, o caos e a anarquia engoliram as nossas fronteiras. É hora de restaurar a ordem em nosso hemisfério. Mauricio conhece a região e sabe como colocar os interesses da América [Estados Unidos] em PRIMEIRO LUGAR”, destacou Trump no comunicado anunciando sua seleção.
“Ele também conhece as sérias ameaças que enfrentamos devido à imigração ilegal em massa e ao fentanil”, adicionou o republicano.
Claver-Carone foi o primeiro presidente não latino-americano do BID.