A Polícia Federal apreendeu na madrugada desta quinta-feira (12) uma tonelada de cocaína no Porto de Itapoá, em Santa Catarina. A droga estava em um compartimento dentro de um navio que iria para fora do Brasil.
A operação foi resultado de ações de patrulhamento marítimo, realizadas pelo Grupo Especial de Polícia Marítima (GEPOM). O navio, de bandeira da Libéria, tinha como destino Marrocos.
A apreensão ocorreu após a identificação de uma movimentação atípica de uma segunda embarcação, que estava içando volumes para dentro do navio, levantando suspeitas de atividades ilícitas. As suspeitas foram confirmadas por imagens do terminal portuário, que capturaram parte dessa movimentação.
As equipes da Polícia Federal realizaram uma fiscalização minuciosa a bordo do navio, que durou mais de dois dias devido ao tamanho da embarcação, até que a droga fosse encontrada. Durante a operação, cinco indivíduos, nacionais das Filipinas e de Monte Negro, foram presos em flagrante.
Há suspeita de que a droga, ao chegar em Marrocos, iria para a Europa. Os estrangeiros detidos foram conduzidos à Delegacia de Joinville, onde estão sendo autuados pelo crime de tráfico de drogas.