O diretor do FBI, Chris Wray, deixará o cargo no início do próximo ano, disse a agência nesta quarta-feira (11), depois que o presidente eleito, Donald Trump, sinalizou sua intenção de demitir o oficial veterano e substituí-lo por Kash Patel.
O próprio Trump nomeou Wray, um colega republicano, para o seu mandato de 10 anos em 2017, depois de demitir o seu antecessor James Comey.
Trump e seus aliados se voltaram contra Wray, e o FBI em geral, depois que agentes conduziram uma busca no resort de Trump na Flórida em 2022 para recuperar documentos confidenciais que ele havia levado após deixar o cargo.
Isso desencadeou um dos dois processos federais que Trump enfrentou enquanto estava fora do poder, nenhum dos quais foi a julgamento.
Trump negou qualquer irregularidade e descreveu todos os casos contra ele como tendo motivação política. Os promotores federais encerraram seus esforços após sua eleição, citando a política de longa data do Departamento de Justiça de não processar um presidente em exercício.
Os aliados republicanos de Trump juntaram-se a ele na alegação de que o FBI tinha se politizado, embora não haja provas de que o presidente Joe Biden tenha interferido nos seus processos de investigação.
“Há sérios problemas no FBI. O público americano sabe disso. Eles esperam ver mudanças radicais”, disse o senador republicano dos EUA Bill Hagerty no início de dezembro, após a nomeação de Patel por Trump.
Ao longo de seu mandato, Wray disse que seguiu a lei e se esforçou para cumprir com imparcialidade as funções do FBI. Durante uma audiência em 2023 perante um painel da Câmara dos Representantes, ele rejeitou a ideia de que estava seguindo uma agenda partidária democrata, observando que foi um republicano ao longo da vida.
“A ideia de que sou tendencioso contra os conservadores me parece um tanto insana, dada a minha formação pessoal”, disse Wray.
Os diretores do FBI são nomeados para mandatos de 10 anos, uma medida destinada a evitar a aparência de partidarismo após mudanças políticas na Casa Branca a cada quatro anos.
O mandato de Wray não acabaria até 2027.