Todos os anos, diversos terremotos são registrados ao redor do mundo, alguns causando mortes e destruição. Nesta quinta-feira (7), um tremor de magnitude 7 atingiu a Califórnia, causando interrupção de serviços e deixando moradores em alerta.
Um alerta de tsunami chegou a ser emitido, mas autoridades cancelaram o aviso após cerca de uma hora.
Vídeos mostraram o momento do terremoto em cidades da Califórnia. Moradores registraram luzes balançando e piscinas transbordando.
Saiba mais sobre os terremotos abaixo.
A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, define um terremoto como um “tremor intenso da superfície da Terra”.
Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) descreve o fenômeno como “o tremor do solo causado por um deslizamento repentino em uma falha” na superfície da Terra.
Segundo a agência, durante um terremoto, “tensões na camada externa da Terra empurram os lados da falha” na superfície.
Assim, a “tensão aumenta e as rochas deslizam repentinamente, liberando energia em ondas que viajam pela crosta terrestre e causam o tremor que sentimos durante um terremoto”, explica.
Como são medidos os terremotos?
Terremotos são medidos usando sismógrafos, que monitoram as ondas sísmicas que viajam pela Terra após os tremores.
Cientistas usaram a Escala Richter por muitos anos para medir terremotos, mas agora seguem amplamente a “escala de magnitude do momento”, que o USGS diz ser uma medida mais precisa.
O terremoto significativo mais recente a causar danos generalizados foi relatado em 7 de outubro de 2023, a oeste da cidade de Herat, no Afeganistão. Foi um tremor de magnitude 6,3 que deixou mais de 2 mil pessoas mortas, de acordo com autoridades.