O presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, reiterou a posição do país em relação à Venezuela durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (27). Ele afirmou que as relações diplomáticas existentes devem ser respeitadas.
Orsi, que assume o cargo em março após a vitória em 24 de novembro pela centro-esquerda, disse que vai decidir “no momento” se convidará o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, para sua posse.
Maduro está cada vez mais isolado após a eleição presidencial de julho, que teve os resultados contestados.
“As relações são entre Estados, não entre presidentes. Teremos que ver [se chamará Maduro para a posse], ainda há tempo. Espero que tudo se organize para que todos os países sejam convidados [para a posse]”, ressaltou Orsi durante a coletiva.
O atual presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, criticou repetidamente o que descreveu como “regime autoritário na Venezuela”, inclusive na Assembleia Geral da ONU, em setembro.
O Uruguai, no entanto, ainda mantém relações diplomáticas com a Venezuela.
Após o resultado da eleição de julho, Caracas decidiu retirar os diplomatas de vários países latino-americanos, incluindo Argentina, Chile e Peru. Diversas nações também cortaram laços diplomáticos com a nação de Maduro.
Yamandú Orsi falou à Reuters em outubro que a eleição venezuelana de julho foi “mais do que suspeita”.