Uma operação deflagrada pelo Procon de Minas Gerais para fiscalizar açougues do município de Bom Despacho (MG) aprendeu mais de meia tonelada de carne impropria para consumo.
A operação é um dos desdobramentos de uma investigação que se iniciou a partir de uma denúncia contra um frigorífico da cidade.
Os fiscais estiveram no estabelecimento denunciado e constataram maus-tratos aos animais devido ao abate irregular de suínos e verificou que a carne era armazenada de maneira imprópria.
Diante da gravidade da denúncia, foi instaurada uma investigação que constatou que nenhum açougue da cidade possuía alvará sanitário.
A promotoria então, emitiu imediatamente, uma Recomendação, que foi entregue pessoalmente aos donos de todos os estabelecimentos, com as normas que deveriam ser cumpridas.
Os comerciantes tiveram um prazo de 60 dias para regularizar a situação junto à Vigilância Sanitária.
Ao todo, 43 açougues foram fiscalizados. Entre eles, 23 foram autuados e 3 foram interditados por falta de alvará sanitário e condições higiênico-sanitárias inadequadas. Foram apreendidos 571,36 kg de produtos impróprios para consumo.