A Argentina retirou sua delegação da COP29, que acontece no Azerbaijão, por ordem do Ministério das Relações Exteriores, conforme confirmou nesta quarta-feira (13) à CNN uma fonte de Assuntos Ambientais da chancelaria argentina.
Os integrantes da delegação estavam nos primeiros dias do evento, que começou na segunda-feira (11) em Baku, no Azerbaijão, mas já receberam ordem de Buenos Aires para se retirarem.
A mesma fonte garantiu que outra parte da delegação que estava prevista viajar nesta quarta-feira (13) da Argentina para Baku não fará mais a viagem, e que a equipe que estava trabalhando na cúpula não continuará no evento.
O governo de Javier Milei já tinha manifestado contra agendas que incluem negociações ambientais.
Durante discurso na Assembleia das Nações Unidas, Milei acusou a ONU de querer “impor uma agenda ideológica” e se distanciou das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
“Estamos diante do fim do ciclo. O coletivismo e a postura moral da agenda acordada colidiram com a realidade e já não têm soluções para oferecer aos problemas do mundo. Na verdade, eles nunca os tiveram”, afirmou Milei durante a cúpula.
Durante a campanha nas eleições, Milei foi ainda mais explícito sobre o assunto. “Todas essas políticas que culpam os humanos pelas alterações climáticas são falsas e a única coisa que procuram é angariar fundos para financiar socialistas preguiçosos que escrevem artigos de segunda categoria”, afirmou Milei quando era candidato.
Qual é o objetivo da Conferência do Clima da ONU?