Um cachorro da raça chihuahua furtado há um ano em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá (MT), foi recuperado na última segunda-feira (4).
Em contato com a CNN nesta quarta-feira (6), a empresária e tutora de Spike, Jania Nascimento, relatou que recebeu mensagens de amigos e familiares dizendo que viram uma foto de Spike em um anúncio no Facebook.
Segundo a Polícia Civil, o animal foi furtado por quatro pessoas, enquanto passeava com a tutora em 1 de novembro de 2023. Após um ano do crime, Jania viu um anúncio em um grupo do Facebook sobre animais, onde mostrava uma foto de Spike.
Os agentes da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos investigaram o anúncio e identificaram o endereço de uma mulher que estava com o cachorro. O chihuahua encontrado tinha todas as características de Spike.
Ao ser questionada sobre o tempo que estava com o animal, a mulher contou que ganhou o cachorro em Sinop, a 657 km de Rondonópolis, há mais de um ano.
Diante disso, os investigadores solicitaram fotos do animal filhote. Porém, a mulher não tinha as imagens. Contudo, ela tinha fotos tiradas poucas horas depois do furto. Em seguida, a mulher foi ouvida pelos agentes na delegacia.
Ainda segundo a Polícia Civil, o bairro onde o animal foi furtado e onde ele foi localizado são próximos. Já a tutora do chihuahua reconheceu o animal como sendo o seu e apresentou imagens e documentações veterinárias do cachorro desde que ele era filhote.
Reencontro
Imagens obtidas pela CNN, mostram o reencontro de Jania e Spike:
Ao acordar na última sexta-feira (1º), Jania foi surpreendida por inúmeras mensagens de amigos e familiares dizendo que viram uma foto de Spike em um anúncio no Facebook.
“Ela [pessoa que publicou o anúncio] alegava haver perdido ele [Spike], que ele se chamava Bob e que as crianças dela estavam sofrendo”, relatou.
Após isso, a empresária foi à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Rondonópolis denunciar a publicação.
Após investigações, na última segunda-feira, os agentes enviaram uma mensagem informando o paradeiro de Spike. Os policiais mostraram as imagens do chihuahua para Jania e ela confirmou a identidade do cachorro.
“Eu já saí de casa chorando. Quando o vi entrando pela porta, eu chorei demais. Não vi nem que estava na minha volta. Parece que esqueci o mundo. Falei palavras que eu tinha certeza que, quando eu falasse, ele ia lembrar. Falei ‘cadê a criança da mamãe?’ ele já pulou em cima de mim”, finalizou.
*Sob supervisão