O Ministério das Relações Exteriores condenou neste os ataques aéreos de Israel contra o Irã e endossou seu apelo para que “todas as partes” cessem fogo. Em nota, o Brasil disse acompanhar a escalada de tensão com preocupação.
“O governo brasileiro acompanha com preocupação os ataques aéreos israelenses contra o território iraniano, condena a escalada do conflito e renova seu apelo a todas as partes envolvidas para que exerçam máxima contenção”, diz o comunicado publicado nesta sábado (26).
O Itamaraty apelou por ajuda da comunidade internacional e declarou que a Embaixada em Teerã, capital iraniana, monitora a situação dos brasileiros na região e mantém contato permanente com os nacionais no país.
Conflito
Na noite de sexta para sábado (26), Israel lançou diversos ataques aéreos contra o Irã. Explosões foram ouvidas a oeste de Teerã por volta das 2h15, horário local deste sábado, de acordo com a agência de notícias estatal do país.
Os ataques iniciais foram seguidos por uma segunda onda, enquanto vídeos postados por moradores de Teerã nas redes sociais mostravam fogo e explosões iluminando o céu da capital iraniana, conforme o dia amanhecia. Uma terceira e última onda se seguiu.
Em declaração à imprensa, militares israelenses afirmaram que o ataque acabou. “Realizamos ataques precisos e direcionados a alvos militares no Irã – frustrando ameaças imediatas ao Estado de Israel”.
O ataque marcou uma nova etapa do conflito regional no Oriente Médio. De um lado da guerra está Israel, com apoio dos Estados Unidos. Do outro, o Eixo da Resistência, que recebe apoio financeiro e militar do Irã e que conta com uma série de grupos paramilitares.