O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), se pronunciou nesta segunda-feira (21) após o acidente que resultou na morte de nove pessoas na noite do último domingo (20) em Guaratuba (PR), município localizado a cerca de 120 quilômetros da capital Curitiba.
O grupo estava em uma van de turismo que foi atingida por uma carreta. Entre os passageiros estavam os integrantes de um clube de remo de Pelotas (RS) que havia competido em São Paulo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as informações preliminares apontam que a carreta teria perdido os freios.
Nas redes sociais, o governador afirmou que os jovens faziam parte do projeto Remar para o Futuro, criado em Pelotas durante sua gestão como prefeito.
“Eles estavam representando nosso Estado com muita honra e talento. Esses jovens eram exemplos de dedicação, superação e orgulho para todos nós. Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo”, ressaltou o governador.
Eduardo afirmou que acionou a Secretaria de Segurança Pública para oferecer apoio às famílias dos jovens. “Minhas orações estão com as famílias e amigos. Que encontrem forças para enfrentar essa perda. O Rio Grande do Sul está de luto”, finalizou.
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também lamentou o acidente. A instituição afirma que entre as vítimas, oito eram integrantes do projeto Remar para o Futuro. O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de Pelotas e o Clube Centro Português 1º de Dezembro e tem como objetivo a socialização de alunos da rede pública municipal de Pelotas por meio do esporte.
“Neste momento de dor, a UFPel se solidariza com as famílias e amigos das vítimas, prestando toda a assistência necessária. A Universidade está acompanhando de perto o caso e, junto aos parceiros do projeto, busca prestar apoio aos envolvidos e esclarecer as circunstâncias do acidente”, concluiu a instituição.
A cidade de Pelotas (RS) decretou luto de 7 dias pela morte de atletas de remo.
A Confederação Brasileira de Remo também lamentou o acidente e postou um vídeo dos atletas durante uma competição.
asda
Segundo a PRF, o acidente aconteceu por volta das 21h, próximo ao km 665 da rodovia BR-376. A carreta colidiu com a traseira da van que, com o impacto, chegou a bater na traseira de um outro veículo envolvido no acidente.
A corporação informou que todas as vítimas fatais estavam na van. Um adolescente de 17 anos foi resgatado com ferimentos leves e levado, junto com o motorista da carreta, para o Hospital São José, em Joinville (SC).
Por volta das 7h, a PRF afirmou que um guindaste levantava a carreta com o contêiner para realizar a retirada dos corpos.
Os corpos, quando retirados, serão encaminhados para o IML em Curitiba. Em última atualização, o fluxo de veículos ocorria por uma faixa no local.
* Sob supervisão