Em entrevista à CNN, o diretor de comunicação da Defesa Civil de São Paulo, capitão Roberto Farina, informou que a tempestade prevista para atingir o estado perdeu força e ressaltou que a população “pode ficar tranquila, porque o pior já passou”.
Em nota divulgada pela Defesa Civil na manhã deste sábado (19) a pasta afirmou que os acumulados de chuva ficaram abaixo do esperado.
Segundo Farina, a forte chuva prevista nos alertas não atingiu a capital paulista, já que a frente fria que estava chegando do sul do país se dividiu em duas partes.
Uma parte foi em direção à Presidente Prudente e a outra entrou mais para o litoral paulista, o que causou uma perda de força.
“Nós seguimos em alerta, mas agora a previsão de chuva desce para fraca a moderada”, explicou o capitão.
São Paulo registrou apenas chuvas fracas e moderadas em vários pontos da região, sendo que os núcleos mais intensos se deslocaram para Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Mesmo assim, segundo Farina, o alerta da Defesa Civil persiste até domingo (20). Os modelos meteorológicos do órgão indicavam que a chuva poderia se intensificar durante esse fim de semana.
“Todos nós estamos preparados para o pior cenário, mas se vier um cenário melhor, será muito bom também”, disse ele.
Inicialmente, a Defesa Civil esperava que uma chuva forte ocorresse ainda nesta sexta-feira (18) na capital paulista. Mesmo com a atualização da previsão, é esperado um volume significativo no município neste sábado (19).
De acordo com o governo estadual, o alerta é motivado pela passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas, acompanhadas de raios, rajadas de vento de mais de 60km/h e por possíveis quedas de granizo em pontos isolados.