Autoridades locais francesas afirmaram que um grande cetáceo, parecido com uma baleia jubarte, foi observado no estuário do Sena, trecho que faz a transição entre o rio e o mar, na altura de Rouen, na região de Normandia, no noroeste da França.
A capitania do porto de Rouen divulgou um alerta, nesta quarta-feira (16), pedindo prudência e solicitando quaisquer informações sobre a presença da baleia no rio e sua localização.
Em um comunicado de imprensa, a prefeitura do departamento do Sena Marítimo e da Normandia disse que o animal foi observado no rio ao meio-dia de quarta-feira. A autoridade também afirma que “a espécie protegida está regularmente presente nas nossas costas, mas a sua presença é bastante pouco frequente localmente”.
Présence d’un cétacé en Seine 🐳
Ce mercredi, une baleine à bosse a été observée en Seine. L’animal semble nager normalement.
Un dispositif de surveillance a été mis en place.Pour la sécurité du mammifère et pour celle des personnes, il est demandé de ne pas tenter de… pic.twitter.com/391zKA6Rjk
— Préfet de Normandie et de la Seine-Maritime (@Prefet76) October 16, 2024
O comunicado diz ainda que de acordo com as imagens recebidas pela prefeitura, o animal “nadava normalmente, com bastante rapidez, e não apresentava qualquer incapacidade”.
A capitania do Porto de Rouen também pediu que agentes locais que trabalham no rio apoiem a gestão “desta presença inusitada” e tomem as medidas adequadas se necessário, mas sem tentar se aproximar do animal.
Há dois anos, uma orca e uma baleia-branca já haviam sido vistas nadando no Sena.