Uma mulher foi internada em estado grave em Vitória da Conquista, na Bahia, após complicações decorrentes de uma cirurgia estética realizada por uma biomédica. O procedimento ao qual ela foi submetida é chamado de “lipo da papada”. O nome da profissional não foi divulgado.
A denúncia foi registrada no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) na segunda-feira (14). O órgão agora se prepara para acionar o Ministério Público visando responsabilizar a profissional por lesão corporal grave e exercício ilegal da medicina.
Segundo o Cremeb, a paciente buscou a biomédica para realizar uma lipoaspiração na região submentoniana, conhecida como papada. Durante o procedimento, a profissional fez uma incisão no pescoço da mulher, o que causou lesões em vasos sanguíneos e comprometeu a respiração da paciente.
Após a cirurgia, ela foi socorrida para um hospital local e internada em estado grave. À CNN, o conselho informou que, a mulher recebeu alta na última segunda-feira.
Após a ocorrência, o Cremeb realizou uma visita de fiscalização ao hospital para coletar informações do prontuário da paciente. O conselho está preparando uma denúncia ao Ministério Público, que pode incluir acusações de exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica e lesão corporal grave.
Em nota, o Cremeb ressaltou que espera que a biomédica enfrente consequências legais severas, incluindo a possibilidade de prisão. “Infelizmente, não é o primeiro caso que ocorre na Bahia, nem no Brasil, de profissionais não-médicos realizando atos médicos em locais inadequados, sem capacidade para atender complicações,” lamentou o órgão em nota.