A Polícia Civil do Ceará recuperou a quantia de R$ 7.347 transferida por engano via Pix, no município de Caucaia, na região Metropolitana de Fortaleza. A vítima, ao perceber o erro, tentou diversas vezes entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro, mas sem sucesso – o que a levou a registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Metropolitana de Caucaia, no último sábado (12).
Após a denúncia, os policiais identificaram o destinatário indevido e exigiram o ressarcimento do valor, sob pena de responsabilização por apropriação indébita. A quantia foi totalmente devolvida à vítima.
Mandei um Pix errado, como ter o dinheiro de volta?
Em nota, a Polícia Civil do Ceará alertou que qualquer pessoa que receba uma transferência equivocada deve devolver o valor, sob risco de responder criminalmente. Se a devolução não ocorrer, a orientação é procurar uma delegacia para registrar um BO e dar início às investigações.
E se você recebeu um Pix por engano?
É simples: acesse a transação no aplicativo do seu banco e utilize a funcionalidade de devolução.
De acordo com o Banco Central, você não deve fazer um novo Pix. Assim, você impede que sua instituição de relacionamento faça uma nova devolução, caso requisitada pelo pagador.