Um navio que realizava uma viagem entre Belém (PA) e a cidade de Santana (AP) precisou interromper o seu trajeto após ser atingido pela força da água. O caso ocorreu na Baía do Marajó, no Pará, tarde da última segunda-feira (14).
Um vídeo feito de dentro do navio mostra os danos causados em decorrência da intensidade do vento e dos efeitos da corrente de maré que atingiu a embarcação. Veja:
Créditos: Navios e Ferry Boats Oficial
Em nota, a Marinha do Brasil informou que a água entrou no navio “supostamente devido à intensidade do vento e efeitos da corrente de maré”. Segundo a corporação, ninguém se feriu e não há indícios de poluição ambiental.
Ainda de acordo com a Marinha, uma outra embarcação, que navegava nas proximidades do local, prestou auxílio e realizou o reboque do navio.
A empresa Santana Transportes Hidroviários, responsável pela embarcação invadida pela água, informou que o navio foi atingido por uma rajada de vento durante a travessia da Baía do Marajó, “o que provocou maresias de grande intensidade.”
Em nota, a empresa destacou que, no momento do ocorrido, o comandante da embarcação “prontamente buscou refúgio”, onde permaneceu até que a Capitania dos Portos fosse acionada para averiguações e conclusões.
A empresa acrescentou que “toda a documentação da embarcação está aprovada e liberada pelos órgãos governamentais competentes”.
Segundo a Marinha, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental informou à empresa que a embarcação não poderá seguir viagem até que as suas condições de estabilidade sejam comprovadas por vistoria de engenheiro naval da entidade certificadora.
Um inquérito para investigar as causas e as responsabilidades foi aberto.
* Sob supervisão